Blog

Como é a imigração nos Estados Unidos

Passar pela imigração nos Estados Unidos, assim como em outros países, deixa qualquer um tenso. Afinal, mesmo tendo o visto e todos os documentos corretos, sempre dá aquela insegurança. Será que irão com a nossa cara? O que vão me perguntar? Quanto tempo irá demorar?

O viajante que passa pela imigração nos Estados Unidos precisa estar pronto para responder algumas perguntas e encarar procedimentos rígidos de segurança. A política de imigração do país pode até assustar, mas não é nenhum bicho de sete cabeças. Com as devidas instruções e os documentos certos em mãos, fica fácil passar por todos os processos do aeroporto sem esquentar a cabeça.

Ainda no avião, antes de pousar em território norte-americano, os passageiros recebem um formulário azul chamado 6059B Customs Declaration. Ele é uma espécie de declaração alfandegária. É preciso preencher dados como nome, sobrenome, data de nascimento, número do passaporte, número do voo/empresa aérea, país de residência, países visitados entes de chegar aos Estados Unidos (escalas), endereço físico nos Estados Unidos (turistas devem colocar o nome do hotel e o destino) e objetivo da viagem.

Os próximos tópicos da ficha devem ser marcadas como “Sim” ou “Não”. Se quiser evitar problemas e possíveis multas, nunca minta neles. Quem busca evitar questionamentos deve se organizar com antecedência para conseguir responder “Não” em todas as perguntas. Elas buscam identificar se o viajante está trazendo diversos tipos de alimentos, agentes de doenças, se carrega mercadorias comerciais que serão vendidas no país (neste caso, é preciso indicar o valor em um campo específico) ou se está portando mais de US$ 10 mil em dinheiro ou instrumentos monetários.

Vale lembrar que, normalmente, o formulário é distribuído em inglês e espanhol. Caso não compreenda alguma informação, peça ajuda aos comissários de bordo. A versão completa em português pode ser visualizada aqui: https://goo.gl/GgFGam

Gostou? Compatilhe!